Páginas

Total de visualizações de página

Oportunidade Imperdível!

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

14 agosto 2010

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.Gn 1.4

Ciências

Copie no seu caderno

As Plantas

Beleza e variação de espécies

As plantas são seres vivos que produzem seu próprio alimento, que podem crescer e se desenvolver em ambientes naturais ou cultivadas em hortas, pomares, jardins ou em vasos dentro de casa.

As plantas possuem vários tipos: as que nascem e crescem na terra e são chamadas plantas terrestres, as que aparecem agarradas a troncos e galhos de outras plantas são chamadas de aéreas e as que vivem na água são aquáticas.

O tamanho das plantas é bem variável. Algumas delas são rasteiras, como a melancia, enquanto outras são muito altas, como os abacateiros.

As plantas são compostas de diferentes partes: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, sendo que cada parte tem sua função.

A raiz é responsável pela sustentação da planta no solo ou nos troncos e galhos de outras plantas, retirando deles a água e os sais minerais.

O caule distribui os nutrientes para todas as partes da planta, além de servir de apoio para as folhas, flores e frutos.

As folhas são responsáveis pela respiração da planta, elas também fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese.
Das flores nascem novas sementes e se desenvolvem os frutos.

Os frutos são os responsáveis pelo armazenamento das sementes e essas, por sua vez, armazenam o embrião que dará origem a uma nova planta da mesma espécie. Existem espécies que só tem uma semente, enquanto outras são cheias. É o caso do mamão e do abacate.

As plantas são muito úteis para nossas vidas, servem de alimentos para o homem e outros animais, como as raízes (mandioca, batata doce, inhame), os caules (cana-de-açúcar e o palmito), as folhas (consumidas em forma de saladas ou medicamentos), as flores (brócolis e couve-flor), os frutos (banana, maçã, uva, mamão, abacaxi, etc.) e as sementes (feijão, ervilha, amendoim, dentre outras).

Outras espécies são transformadas pela ação do homem, tornando-se objetos de uso frequente ou matéria-prima para fabricação de outros artefatos. É o caso da madeira, extraída das árvores, que é transformada em móveis, armários e outros objetos de decoração.

A reprodução das plantas é feita através do plantio das sementes ou da retirada de pequenas mudas, extraídas de plantas já crescidas. No processo de plantio, a semente deve ser plantada em terra fofa e receber água, ar, luz e calor em quantidades suficientes, que são seus nutrientes. Mas existem algumas espécies que são mais resistentes e sobrevivem em terra seca, como os cactos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copie. Compartilhe e comente!