Copie e responda em seu caderno de português:
Adjetivos - verbos – substantivos
1- Pinte os adjetivos das frases abaixo:
a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
d) Gostei muito da macarronada italiana.
2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:
a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)
3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:
substantivo primitivo substantivo derivado
( 1 ) dente ( ) goiabeira
( 2 ) pente ( ) ventania
( 3 ) cabelo ( ) floricultura
( 4 ) goiaba ( ) barbudo
( 5 ) pedra ( ) dentadura
( 6 ) vento ( ) cabeludo
( 7 ) flor ( ) penteado
( 8 ) barba ( ) pedraria
4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
5 – Circula os substantivos compostos:
beija-flor passatempo pé-de-moleque avião terreno girassol televisão Marcelo formiga
6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:
7 – Escreve frases com os verbos abaixo:
lavar
escrever
partir –
Português
1- Leia as frases com atenção e complete as lacunas com a identificação dos verbos e dos tempos.
FRASE | VERBO | TEMPO | FRASE | VERBO | TEMPO | |
Os alunos fazem as tarefas. |
|
| Maria conversa com sua professora. |
|
| |
Antônio gastou seu dinheiro. |
|
| Suely andará de bicicleta. |
|
| |
Leandro joga bola. |
|
| Maria fabricará bijuteria. |
|
|
2- Complete as frases abaixo com os verbos e os tempos indicados.
a) Marcos seu relógio. | Verbo: vender - Tempo: passado |
b) Tânia um prêmio. | Verbo: ganhar - Tempo: futuro |
c) Os alunos sopa. | Verbo: merendar - Tempo: passado |
d) As professoras um belo trabalho em sala de aula. | Verbo: fazer - Tempo: passado |
3- Leia as frases e escreva o nome do verbo que está sendo usado.
a) Carlos e Marcos jogaram futebol na quadra. | Verbo: |
b) Eu ganharei um presente de meu irmão. | Verbo: |
c) Nós sairemos mais cedo de casa. | Verbo: |
d) Meus amigos trabalham muito bem. | Verbo: |
ARTES
1. Onde e quando aconteceu a Semana de Arte Moderna?
_________________________________________________________________________________________________________
2. O que marca a Semana de Arte Moderna na literatura brasileira?
_________________________________________________________________________________________________________
3. Cite dois artistas participantes da Semana na:
a) Música: b) Literatura: c) Pintura:
_________________________________________________________________________________________________________
4. Cite dois livros publicados antes da realização da SAM, que de uma forma ou de outra, motivaram a realização da mesma.
_________________________________________________________________________________________________________
5. Além de declamação de poesia, o que mais foi apresentado nesses três dias?
_________________________________________________________________________________________________________
6. Cite os dois objetivos principais da Semana de Arte Moderna.
_________________________________________________________________________________________________________
7. Qual o nome do poema de Manuel Bandeira lido na SAM por Ronald de Carvalho?
_________________________________________________________________________________________________________
Adição e Subtração de Frações
Para adicionar ou subtrair frações de mesmo denominador, somam-se os numeradores e repete-se o denominador.
Temos que analisar dois casos:
1º) denominadores iguais
Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador.
Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador.
Observe os exemplos:
2º) denominadores diferentes
Para somar frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes, de denominadores iguais ao mmc dos denominadores das frações.
Exemplo: somar as frações |
Obtendo o mmc dos denominadores temos mmc (5,2) = 10.
| | ||
|
|
|
Resumindo: utilizamos o mmc para obter as frações equivalentes e depois somamos normalmente as frações, que já terão o mesmo denominador, ou seja, utilizamos o caso 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Copie. Compartilhe e comente!