Páginas

Total de visualizações de página

Oportunidade Imperdível!

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

23 outubro 2010

Atividades 25 à 29/10

 

 

 

Copie e responda em seu caderno de português:

Adjetivos - verbos – substantivos
1- Pinte os adjetivos das frases abaixo:

a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
d) Gostei muito da macarronada italiana.

2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:
a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)

3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:
substantivo primitivo substantivo derivado
( 1 ) dente ( ) goiabeira
( 2 ) pente ( ) ventania
( 3 ) cabelo ( ) floricultura
( 4 ) goiaba ( ) barbudo
( 5 ) pedra ( ) dentadura
( 6 ) vento ( ) cabeludo
( 7 ) flor ( ) penteado
( 8 ) barba ( ) pedraria
4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:

a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
5 – Circula os substantivos compostos:

beija-flor passatempo pé-de-moleque avião terreno girassol televisão Marcelo formiga

6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:




7 – Escreve frases com os verbos abaixo:

lavar

escrever

partir –

 

 

 

 

Português

 

1- Leia as frases com atenção e complete as lacunas com a identificação dos verbos e dos tempos.

FRASE

VERBO

TEMPO

FRASE

VERBO

TEMPO

Os alunos fazem as tarefas.

 

 

 

Maria conversa com sua professora.

 

 

Antônio gastou seu dinheiro.

 

 

 

Suely andará de bicicleta.

 

 

Leandro joga bola.

 

 

 

Maria fabricará bijuteria.

 

 


2- Complete as frases abaixo com os verbos e os tempos indicados.

a) Marcos seu relógio.

Verbo: vender - Tempo: passado

b) Tânia um prêmio.

Verbo: ganhar - Tempo: futuro

c) Os alunos sopa.

Verbo: merendar - Tempo: passado

d) As professoras um belo trabalho em sala de aula.

Verbo: fazer - Tempo: passado


3- Leia as frases e escreva o nome do verbo que está sendo usado.

a) Carlos e Marcos jogaram futebol na quadra.

Verbo:

b) Eu ganharei um presente de meu irmão.

Verbo:

c) Nós sairemos mais cedo de casa.

Verbo:

d) Meus amigos trabalham muito bem.

Verbo:

 

 

 

 

 

 

 

ARTES

Semana de Arte Moderna

1. Onde e quando aconteceu a Semana de Arte Moderna?
_________________________________________________________________________________________________________

2. O que marca a Semana de Arte Moderna na literatura brasileira?
_________________________________________________________________________________________________________

3. Cite dois artistas participantes da Semana na:
a) Música: b) Literatura: c) Pintura:
_________________________________________________________________________________________________________

4. Cite dois livros publicados antes da realização da SAM, que de uma forma ou de outra, motivaram a realização da mesma.
_________________________________________________________________________________________________________

5. Além de declamação de poesia, o que mais foi apresentado nesses três dias?
_________________________________________________________________________________________________________

6. Cite os dois objetivos principais da Semana de Arte Moderna.
_________________________________________________________________________________________________________

7. Qual o nome do poema de Manuel Bandeira lido na SAM por Ronald de Carvalho?
_________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adição e Subtração de Frações 

Para adicionar ou subtrair frações de mesmo denominador, somam-se os numeradores e repete-se o denominador. 

Temos que analisar dois casos: 

1º) denominadores iguais 

Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador.
Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador

Observe os exemplos: 



2º) denominadores diferentes 

Para somar frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes, de denominadores iguais ao mmc dos denominadores das frações. 

Exemplo: somar as frações 


Obtendo o mmc dos denominadores temos mmc (5,2) = 10.



(10:5). 4 = 8  

 

(10:2).5 = 25





  

  

  


Resumindo: utilizamos o mmc para obter as frações equivalentes e depois somamos normalmente as frações, que já terão o mesmo denominador, ou seja, utilizamos o caso 1.    

 

 

 

 

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copie. Compartilhe e comente!