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19 novembro 2013

Trabalho sobre a organização do espaço em sala de aula. Trabalho Curso de Pedagogia Unip

Trabalho feito enquanto acadêmica do curso "Pedagogia UNIP Goiânia" “A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa”. Dentro de o trabalho proposto analisar-se á, a discussão a respeito do espaço em sala de aula sendo uma temática muito importante para a educação atual. Embasados em um trecho do texto de Madalena Telles Teixeira e Maria Filomena Reis, com o título “A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa”. A didática usada na sala de aula é de suma importância, tanto aos educando e educadores, e deve ser elaborada dentro da perspectiva num todo, analisando a forma do ministrar de aulas, da interação que ela proporcionará, e para que o objetivo seja alcançado. Surge à importância da organização do espaço em sala de aula e a sua lógica na aprendizagem cooperativa, como educador, é necessário se despertar para a melhor forma da organização do espaço em sala de aula, tanto ao aprendizado individual quanto o coletivo. O espaço é a imagem da relação pedagógica. Nele é que o conviver vai sendo inscrito, marcando as descobertas, para o crescimento e desenvolvimento. O espaço é a imagem da relação pedagógica porque registra, concretamente, através de sua organização (dos materiais) e arrumação (dos móveis…) a nossa maneira de viver esta relação. Se o objetivo é favorecer o trabalho participativo e criativo dos alunos é preciso organizar o ambiente, móveis, mesas e cadeiras e outros recursos, de modo que as atividades a serem desenvolvidas pelos grupos sejam realizadas de forma adequada, propiciando maior interatividade para a construção de novos conhecimentos.
Na imagem acima observa um modelo da distribuição de móveis na sala de aula tradicional: carteiras enfileiradas, alunos prontos a receber o conhecimento permanecendo assentados e imóveis, com atenção voltada ao discurso do professor. Não haverá interação entre os alunos, frustrando toda a ação pedagógica intencional do professor, nesse modelo o foco é o professor e a lousa. É uma estratégia de aula para que os alunos ouçam e prestem atenção no professor sendo uma forma de ensino individualizado onde cada aluno recebe a mensagem da aula, pensa e organiza o conteúdo passado e produz sozinho seu conhecimento adquirido. Podendo assim o professor observar o desempenho e o interesse individualizado. Nesta disposição em que as cadeiras e mesas estão em filas, facilita aos alunos a visualizarem os conteúdos empregados na lousa. Lembrando que essa disposição é tradicional. Portanto faz necessária uma reorganização nesse espaço, no qual o objetivo é desenvolver experiências que valorizam as dinâmicas de grupo e equipe de trabalho, essa reorganização será feita com os recursos oferecidos, usando a criatividade com a ajuda dos alunos e cooperação dos gestores da escola, será improvisado um novo ambiente.
Essa imagem nos apresenta uma nova organização do espaço na Sala de aula, onde os grupos estão divididos entre três ou quatro alunos. Nesse mesmo contexto o professor não é o foco principal e sim os alunos, o professor realizará melhor sua ação como mediador do processo nesse modelo em grupo ocorrerá à interação tanto dos alunos quanto do professor. Este tipo de organização será utilizado sempre que aspirar em produções escritas, conversas e debates em grupos pequenos, sendo possível a locomoção e a atenção do professor para o aluno. Na ordem de agrupamentos os alunos podem interagir mais intensamente com o grupo, compartilhando ideias e opiniões. É um ambiente agradável tendo os alunos o suporte do professor em acesso fácil para esclarecimentos de dúvidas. O ambiente próprio para ensinar e aprender, todos ao mesmo tempo, tendo a participação em conjunto dividida em pequenos grupos. Despertando um maior interesse pelo saber por parte do aluno
Na imagem acima temos a disposição de cadeiras em círculo. Os alunos estão de frente uns para com os outros, possibilitando a visualização face a face proporcionando uma interação coletiva onde todos podem ter participação direta vencendo suas inibições e timidez. O professor por sua vez pode estar em local variado articulando as ideias, de forma que todos tenham uma compreensão conjunta. Usando a disposição das cadeiras em círculo – é impossível indicar o lugar do professor, já que cada lugar está igualmente disposto em relação ao outro: os alunos estão num mesmo patamar, voltadas para o centro do círculo, podendo olhar e dirigir-se a qualquer outro aluno, sem qualquer dificuldade. O quadro está fora do círculo. Todos tem o direito de falar estando o professor no mesmo nível que o aluno sendo possível a expressão de seus pensamentos, dúvidas ou perguntas. O aprendizado é transmitido de maneira facilitadora. Despertando assim o interesse nos alunos pela vontade e compromisso em aprender e produzir algo; este ambiente fica próprio para adequar o aluno no meio, facilitando a integração e a aproximação de ambos. No entanto se conclui que pode haver modificações no ambiente escolar, sempre que a necessidade o exigir, o professor poderá reorganizar o ambiente, dependendo do tipo de aula a ser executada, seja uma aula expositiva ou não, podendo enriquecer a ação pedagógica dentro da qual vem se desenvolvendo a transmissão do conhecimento. Isto significa que não estão sendo abolidas as aulas expositivas, e sim torná-las efetivas nos momentos em que, de fato, possam contribuir para o enriquecimento educacional dos alunos, valorizando ainda mais o trabalho essencial do professor, e a interação de todos.

4 comentários:

  1. Trabalho feito pelas acadêmicas em pedagogia- eu tia Eliza, tia Jesa e tia Késia solicitado pela UNIP.

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  2. Ficou ótimo Betinha, você não esqueceu de nenhum detalhe> Parabéns a nos.

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