Páginas

Total de visualizações de página

Oportunidade Imperdível!

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

23 junho 2010

Ser Criança

Ser criança é ser livre

É falar sem pensar

É dizer e sentir

É esperar e descobrir

É brincar sem ter medo

É correr e às vezes cair

É experimentar e perguntar

É rir, mas também chorar

É esperar sempre o melhor

É conhecer o desconhecido

É procurar o amor e ser aceite

É nunca desistir de ser feliz

É sempre acreditar no sonho encantado

É ver as cores do arco-íris

É nunca deixar de ser criança

É simplesmente ser livre

Diversas

Eu e meu amor!

Para Pintar

Para Pintar

Histórias biblicas

As Duas Casas

Oração: Senhor Deus, abençoa este encontro e todos que aqui estão. Abençoa esta semana que se inicia e a todos a quem amamos. Amém!

Música: É Bom Sorrir!

História

Certo dia, Jesus contou uma estória sobre duas casas bem bonitinhas, muito parecidas, construídas na beira do mar.

De longe ninguém percebia nem de perto era fácil perceber a diferença entre as casas...

A diferença entre essas duas casas é que uma foi construída sobre uma rocha, uma pedra firme, bem segura... A outra foi feita na areia bem macia e fofa.

Duas casinhas tão bonitas, na beira do mar...

Um dia, veio uma chuva muito forte; um temporal... Com muitos raios, trovões. Caiu muita água...

Mas logo, o vento começou a acalmar, a chuva foi diminuindo, e o céu foi clareando novamente.

Mas, e as casas? Vejam só! Uma caiu, e a outra ficou firme. Qual será que foi levada para o mar?

A casa construída na pedra não caiu.Mas a que estava na areia... no primeiro ventinho, se partiu!

Jesus contou esta história. Sabem o que ele queria dizer?

Que assim acontece com a gente também. Quem escuta a boa notícia que é o Reino de Deus, mas não muda sua vida, não faz a vida mudar, é como aquele que constrói a casa na areia, uma casa que cai fácil; é uma pessoa sem juízo...

Mas quem constrói a vida em uma rocha firme, que é Deus, agüenta firme os problemas, tem força para lutar, continuar... Quem tem Deus como fundamento é como aquele que construiu a casa sobre a rocha: é sábio!

Oração final: Querido Deus, dá-nos sabedoria para sermos como o homem que construiu a casa sobre a rocha. Pedimos também que sejas o fundamento de nossas vidas, amparando-nos para não cairmos por causa de qualquer ventinho. Amém!

Sugestão de atividades

Esta história permite que seja feita uma atividade de colagem com areia, palitos e papel crepom, representando o cenário.

Reforce a história brincando

material:

- giz de lousa (cada um de uma cor)

- desenho de chuva, raios e ventos

- durex ou fita crepe

- espaço para correr

- chapa de raio-x, para fazer o estrondo do trovão.

Desenhe círculos grandes e pequenos no chão com giz de lousa.

Primeiro, pinte de uma cor, para fazer de um lado da classe (ou do espaço) a casa na areia. Do outro lado, faça outros circulos (um círculo para cada criança) de cor diferente para representarem a casa na rocha.

Tratam-se das casas onde os pequenos irão entrar quando ouvirem o sinal de um estrondo, soado pela professora. O objetivo é escapar dos ventos e da chuva, que querem derrubar as suas casas e que será representado por uma auxiliar da professora usando na parte da frente desenhos de chuva e vento colados na roupa com durex.

O aluno que for pego fora do círculo, passará a ser a chuva e o vento e assim por diante. O jogo termina quando praticamente todos experimentaram os dois papéis. Na hora de fazer os círculos, um aluno sempre deverá sobrar do lado de fora. Se há 16 crianças na turma, pode-se fazer duas tocas para 1 aluno, uma para 2, uma para 3 e duas para 4. Nessa brincadeira, a criançada desenvolve habilidades como correr, frear e ocupar um espaço.

Obs: procure ensinar às crianças que não há problema em ficar fora do círculo. Estar fora dele faz parte da brincadeira, ou seja, todos são importantes: quem está fora e quem está dentro.

A função de quem está fora ou de quem faz a chuva e os ventos é importante pois sem ela não há brincadeira. Precisamos ensinar às crianças o valor do erro, de "estar do lado de fora", de perder e de ganhar.

Nossa sociedade valoriza o acerto somente, quando na verdade, também aprendemos com os nossos erros.

Procuramos acertar sempre, mas quando erramos aprendemos a agir da forma correta na próxima oportunidade. O erro e o acerto fazem parte da aprendizagem e são importantes para que, quando formos adultos, saibamos escolher o que é bom e o que é ruim. Sem isso, ficamos defeituosos em nossas escolhas e sofremos com isso.

fontes de imagens:

http://www.flickr.com/photos/kids_dicas/

Experiencias

O Professor está sempre errado

Quando...


É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao Colégio, é um "chato".
Precisa faltar, é "turista".
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala correctamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.

Elogia, é "debochado".
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".


É, o professor está sempre errado mas,
se conseguiste ler até aqui, agradece a ele!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oração da Matemática



Mestre Matemático que estais na sala,

Santificada seja a Vossa prova,

Seja de Álgebra ou de Geometria.

O zero de cada dia não nos dai hoje,

Perdoai as nossas bagunças,

Assim como perdoamos os Vossos Teoremas.

Não nos deixeis cair em recuperação,

Mas nos livrai da reprovação,

Amém

 

 

Texto em Matemática

UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45
8R1NC4ND0 N4 4R314.
3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35,
P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310
UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3
35PUM4.
4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0
CH0R0, M45 C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3
C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0.
C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40:
G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415
C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70
73MP0 P4R4 C0N57RU1R.
M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M
P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R!!
S0 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 0 C4R1NH0.
0 R3570 3 F3170 D3 4R314.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pai

Pai!
Pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo prá gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez...

Pai!
Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre
Esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz...

Pai!
Pode crer, eu tô bem
Eu vou indo
Tô tentando, vivendo e pedindo
Com loucura prá você renascer...

Pai!
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Prá falar de amor
Prá você...

Pai!
Senta aqui que o jantar tá na mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida
Onde a vida só paga prá ver...

Pai!
Me perdoa essa insegurança
Que eu não sou mais
Aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu...

Pai!
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Prá pedir prá você ir lá em casa
E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar
Ah! Ah! Ah!...

Pai!
Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais
Muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz
Pai! Paz!...

Dia do Pastor

Um Pai pastor
Meu pai, pastor?
nunca imaginamos que ele fosse
cuidar de nós com tanto amor;
mesmo nas horas de briga,
nunca guardou rancor;
Nas horas boas e ruins, sempre esteve feliz;
A sua harmonia sempre trouxe alegria;
Nas horas de amargura, ele trouxe a doçura;
Sempre teve beijos e abraços de sobra,
Mesmo assim ainda tem tempo
pra caminhar na obra.
Meu pai, um pastor? Muito,
Muito mais que um pastor.
Meu pai é um servo nas mãos do Senhor.

---------------------------------------------------------------------

Papai nós o amamos!

Parabéns pelo seu dia e pelo pastor que és!

Seus filhos que te ama e te admira:

Thiago Fellipe e Josselino Júnior

14 de junho- Dia do Pastor!

Nova ortografia

Novas regras ortográficas aplicadas no Brasil HÌFEN

PRIMEIRA DICA
1 - Regra: prefixos terminados em vogal diante de palavras que começam com r e s, perdem o hífen e dobram-se estas consoantes.
Resultado: autorretrato, contrarregra, antissocial, autossugestão, contrassenha e suprarrenal.

SEGUNDA DICA

2 - Regra: palavras com prefixos terminados com a mesma vogal do início da palavra seguinte, passam a ser escritas com hífen.
Assim: anti-inflamatório, arqui-inimigo, micro-ônibus, anti-imperialista, micro-ondas.

Exceção: O prefixo "co" aglutina-se com a segunda palavra, e não aceita o hífen mesmo diante de palavra que comece com a mesma vogal "o". Em cooptar, coobrigação, cooperação, coordenar, etc.
TERCEIRA DICA

3 - Regra: O hífen deixará de ser grafado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a palavra seguinte.

Assim: semiaberto, semiárido, semiautomático, autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista.
Quarta dica
4 - Regra: prefixos terminados com a mesma letra r que inicia a segunda palavra, continuam sendo grafados com hífen.
Resultado: Hiper-resistente, inter-relacionado, super-resistente.
QUINTA DICA
5 - Regra - Os prefixos: ex, sem, além, recém, aquém, pró, pós, e pré pedem o hífen.
Assim
: Sem-terra, ex-presidente, recém-chegado, pró-ativo, pós-graduado, além-mar, pré-temperado.
SEXTA DICA
6 - Regra - Com prefixos em que a segunda palavra se inicia com h, a regra manda por o hífen:
Assim: Super-homem, sobre-humano, co-herdeiro, anti-higiênico, anti-helmíntico, mini-hotel.
Exceção: sub-humano que perde o h e o hífen resultando nova grafia: subumano

SÉTIMA DICA
7. Regra - Não se usa hífen quando o prefixo termina com vogal diante de palavra que comece por consoante, exclusive diante das consoantes "r" e "s"
Assim: Anteprojeto, antitetânico, contraproducente, contraparente, autopeça, geopolítica, microcomputador, semicírculo, semideus, ultramoderno.
Exceção: Usa-se sempre o hífen depois o prefixo "vice" Como em: Vice-presidente, vice-rei, vice-diretor, vice-almirante, etc.


OITAVA DICA
8. Regra - Quando o prefixo terminar em consoante igual à da segunda palavra, grafa-se com hífen:
Assim: Inter-racial, super-requintado, hiper-radical, super-resistente, hiper-romântico
Nos demais casos (consoante diferente) não tem hífen. Assim: hipermercado, supermercado, intermunicipal, superprotetora,

NONA DICA
9. Regra - Com o prefixo sub, usa-se o hífen diante de palavra que comece com a letra "r"
Assim: Sub-região, sub-raça, sub-repticiamente,
DÉCIMA DICA
10. Regra - Usa-se hífen: com os prefixos Pan e Circun diante de palavra iniciada por m, n e vogal
Assim: Circun-navegação, pan-americano, pan-meridional, etc.

DÉCIMA PRIMEIRA DICA

11. Regra -Não se usa o hífen quando o prefixo termina em consoante seguida de vogal na segunda palavra.
Como em: interestadual, hiperacidez, hiperativo, superaquecimento, supereconômico, superexigente, superamigo,

DÉCIMA SEGUNDA DICA
11. Regra -Usa-se hífen em palavras de origem tupi-guarani compostas com os sufixos açu e mirim
Como em : Mogi-guaçu, capim-açu, anajá mirim, Mogi-mirim, (Manhu-açu??), (Para-guaçu??)


Ishhh! AINDA NÃO ACABOU!!!

Novas regras ortográficas

Escola Evangélica Começo da Paz Shalon

Aluno---------------------------------------------5ºano

Copie em seu caderno

 

 

 

Novas regras ortográficas da língua portuguesa

 

1 - O alfabeto terá 26 letras, pelo acréscimo de: k, w e y.

2 - O trema foi definitivamente eliminado das palavras da língua portuguesa.

3 - Não se acentuam mais os ditongos abertos "oi" e "ei" das palavras paróxitononas. Assim não mais serão acentuadas palavras como "as-sem-blei-a", "ji-boi-a", etc.
Obs: A acentuação das oxítonas "ei", "oi" "eu" continuam: cha-péu, fi-éis, cons-trói, etc.

4 - Não haverá mais acento diferencial. Como em "para", "pelo", etc.
Obs.: O acento continua no verbo "pôr" e na flexão "pôde" (passado)

5 - Não mais se acentuam palavras em hiatos terminadas em "oo" e "ee". Agora se escreve assim: creem, voo, leem, etc.

6 - Não se acentuam mais os "i" e "u" tônicos em hiatos depois de ditongos. Como em baiuca, feiura, bocaiuva, etc.

7 - Sobre o uso do hífen: há tantas exceções e particularidades adicionadas às regras que à medida que fui anotando, mais confuso ficava. Minha impressão de usuário: a língua portuguesa ficou sem a mínima racionalidade quanto ao uso deste sinal gráfico. Irritante.

Trema 

   

   

Não se usa mais o trema, sinal colocado na letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.

Como era         Como fica

Agüentar          Aguentar

Argüir              Arguir   

Bilíngüe            Bilíngue

Cinqüenta         Cinquenta

Freqüente         Frequente

Qüinqüênio       Quinquênio

Seqüestro          Sequestro

Tranqüilo          Tranquilo

A trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, müleriano.

Ciências

Geografia

Leia e responda as questões abaixo:

Agricultura

Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro (português brasileiro) ou lavrador (português europeu) se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos.

O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável".

A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.

Adubação

A adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais.A adubação correta aumenta a produtividade agrícola. Deve, entretanto, ser usada com moderação. É preciso ter sempre em mente que os adubos são extraídos de rochas, que são recursos naturais não renováveis, ou produzidos em indústrias químicas com riscos para o meio ambiente.A adubação pode também ser feita com adubos orgânicos. Estes adubos são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas ou de esterco de animais (bovinos,aves, etc.), pela ação dos microrganismos e também das minhocas. Há também os chamados adubos verdes que são plantas (geralmente leguminosas) que são cultivadas antes ou junto com a cultura principal. As folhas e palhada dos adubos verdes contém nutrientes que lentamente vão sendo mineralizados e utilizados por outras culturas como por exemplo, fruteiras, café, e até mesmo o milho.

A adubação pode ser classificada:

*quanto ao tipo de fertilizante:

-Mineral Simples. Ex: Uréia -Mineral misto Ex: n( nitrogênio) p(fósforo) k(potassio) -Orgânico Simples. Ex: Esterco de Aves -Orgânico Mineral. Ex: Esterco de Aves + N P K -Orgânico Composto -Mineral Complexo

*Quanto à via de aplicação:

- Linha: é colocado no centro, porém se a planta tiver a raiz pequena não consegue absorver o adubo, sendo assim não retira parte dos nutrientes.

  • Lança: é colocado diretamente na planta é usada em áreas pequenas.
  • Covas

A degradação das pastagens e a nutrição inadequada da planta é um dos principais responsáveis pelo baixo índice produtivo a pasto. Por isso, melhorar a eficiência do pastejo, eliminando perdas por rejeição ou pisoteio, é um dos principais fatores que o produtor deve observar quando lança mão da adubação em pastagens. Aplicar as técnicas corretas de adubação relaciona o aumento da produção de forragem ofertada ao bovino, na quantidade e qualidade da produção de carne e leite.

 

Responda:

1)O que é agricultura?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2)O que é agricultor?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3)O termo lavrador ou fazendeiro se aplica a quem?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4)O que significa o prefixo agro?---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5)O termo lavrador ou fazendeiro se aplica a quem?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6)O que é agronomia?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

7)Fale sobre a adubação:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Revisão Para avaliações

Revisão de matemática:

Responda e treine para a prova

  1. Efetue essas multiplicações: a) 780 x 33 = b) 9045x5c) 3852x191= d) 3 476 x 18
  2. Resolva
    1. Se um quilo de arroz custa R$ 2, 50, qual será o preço de 7 quilos?
    2. Pedro tem 4 dúzias de bombons e Carlos tem 6 dúzias. Calcule quantos bombons tem os dois juntos.
    3. Márcia colheu 9 dúzias de rosas e Claudia colheu 5 vezes mais. Quantas rosas Cláudia colheu?
  3. Complete:
  • O dobro de 15 é---------------
  • O triplo de 17 é---------------
  • O sêxtuplo de 28 é----------
  • O quádruplo de 28 é --------
  • O quíntuplo de 160 é----------
  1. Jorge deu R$ 376,60 de entrada na compra de um rádio e Renato pagou o dobro. Calcule a quantia que Renato pagou.
  2. Para a festa de Sofia Ana gastou R$ 75,00 fazendo docinhos em casa. Se ela tivesse comprado os docinhos, teria gasto o quíntuplo. Quanto Ana teria gasto?
  3. Ana tem 98 figurinhas em sua coleção, mas Vanessa tem o quíntuplo dessas figurinhas. Quantas figurinhas Vanessa possui?

    4)Continue completando o quadro

Dividendo

Divisor

Quociente

Resto

80

4

 

0

67

5

13

 
 

5

1

4

87

15

 

12

367

26

  

5)Encontre os quocientes

  1. 6 438 : 43 b)9836:463 c)9800 : 437 d) 9 786 : 386

6)Calcule as expressões:

  1. 20 : 10 + 9 x 8 = b)36 : 4 + 9 – 3 x 6 = c)20 : ( 3 x 6 + 2 ) + 8 =

7)Resolva as expressões numéricas com as quatro operações:

  1. 30 – {4 + [6 : 2 ) + 4 – 2+2= b)50- 30 + (8 + 9 :3 )+[ 60 – 4 x 9 + ( 8 : 2 ) ]=

9)Responda SIM ou NÂO: a) 63 é divisível por 3 ?-------------------------------------------------------- b) 50 é divisível por 10 ?----------------------------------------------------- c) 63 é divisível por 6 ?--------------------------------------------------------- d) 15 é divisível por 2 ?----------------------------------------------------------

Ciências

Responda e treine para a prova

  1. Responda corretamente:

    a)----------------------é o ar em movimento.

    b) --------------------é o vento fraco e agradável.Ela é o --------------próprio das praias e do lugares próximos a beira-mar.

    c)Um vento forte que destelha casa, espalha os lixos, é chamado de -----------------------------.

    d) --------------------é um vento muito forte que arrasta tudo e acaba causando prejuízos para o homem.--------------------------------------são ventos fortíssimos que derrubam casas e arrancam árvores.

     

  2. Qual é a importância da atmosfera para os seres humanos, e que gás existe em maior quantidade no ar?------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  3. Quais são os dois elementos químicos que formam a água?------------------------------------------------------------------
  4. Descreva as características da água potável:-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  5. Quais são os estados físicos da água?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  6. O que são plantas ou vegetais?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  7. Qual o nome da transformação da semente em planta, e qual o nome da ciência que estuda os vegetais?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  8. O que é raiz e para que serve?--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  9. Escreva os nomes correspondentes ao que se pede:
    1. Substancia verde no vegetal----------------------------------------------------------------------------------------------------
    2. O que a planta absorve o dia todo enquanto respira:-------------------------------------------------------------------
    3. O que as plantas eliminam quando respiram durante a noite----------------------------------------------------------
  10. O que é flor? E o que é semente?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Geografia

Responda e treine para a prova:

  1. O que é clima?--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  2. Descreva o clima tropical úmido e o clima tropical de altitude--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  3. O que é vegetação?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  4. Quais os fatores que apresentam influência na vegetação e no cultivo do solo?---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  5. Escreva o significado de: monocultura-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------policultura----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  6. Qual foi a nossa grande cultura?----------------------------------------------------------------------------------------------------
  7. Quais os principais produtos agrícolas cultivados no Brasil?------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  8. O que é agricultura de subsistência ?------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  9. Como se chama a agricultura praticada com fins comerciais?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  10. O que significa a reforma agrária? Na sua opinião ela resolve o problema dos sem-terra? Justifique sua resposta:------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Responda e treine para a prova de história

     

 

 

  1. Como o nacionalismo se manifestou durante o longo governo de Getulio Vargas?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  2. Porque Getúlio Vargas não terminou seu mandato?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  3. Cite o nome dos quatro presidentes eleitos durante a República Democrática.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  4. Onde será a sede da copa do mundo em 2010?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  5. Qual o nome da maior cidade da África do Sul e em que a sua economia está ligada?---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  6. Relacione:

    ( 1 ) Foi quem trouxe a cana-de-açúcar para o Brasil em 1532

    ( 2 )Navio que transportava os negros para o Brasil

    ( 3) Local onde se comprava os negros

    ( 4) Esconderijo ou refúgio dos negros

    ( ) Navio Negreiro

    ( ) Quilombo

    ( ) Martim Afonso de Souza

    ( ) Mercado de Negros

  7. Explique como foi a chegada dos negros no Brasil, citando como se tornaram escravos------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  8. Como era a rotina dos escravos nos engenhos?--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  9. Quais foram as primeiras conquistas em favor dos negros?------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Quem criou a Lei Áurea e qual a importância dessa Lei?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------