Páginas

Total de visualizações de página

Oportunidade Imperdível!

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

14 agosto 2010

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã o dia primeiro. Gn 1.5

Geografia

Faça uma pesquisa sobre matéria –prima e. Recorte de jornais e revistas figuras que ilustrem o que você pesquisou.Organize sua pesquisa no mural da sala.Ao lado de cada figura, escreva o nome dos produtos industrializados.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.Gn 1.4

Ciências

Copie no seu caderno

As Plantas

Beleza e variação de espécies

As plantas são seres vivos que produzem seu próprio alimento, que podem crescer e se desenvolver em ambientes naturais ou cultivadas em hortas, pomares, jardins ou em vasos dentro de casa.

As plantas possuem vários tipos: as que nascem e crescem na terra e são chamadas plantas terrestres, as que aparecem agarradas a troncos e galhos de outras plantas são chamadas de aéreas e as que vivem na água são aquáticas.

O tamanho das plantas é bem variável. Algumas delas são rasteiras, como a melancia, enquanto outras são muito altas, como os abacateiros.

As plantas são compostas de diferentes partes: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, sendo que cada parte tem sua função.

A raiz é responsável pela sustentação da planta no solo ou nos troncos e galhos de outras plantas, retirando deles a água e os sais minerais.

O caule distribui os nutrientes para todas as partes da planta, além de servir de apoio para as folhas, flores e frutos.

As folhas são responsáveis pela respiração da planta, elas também fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese.
Das flores nascem novas sementes e se desenvolvem os frutos.

Os frutos são os responsáveis pelo armazenamento das sementes e essas, por sua vez, armazenam o embrião que dará origem a uma nova planta da mesma espécie. Existem espécies que só tem uma semente, enquanto outras são cheias. É o caso do mamão e do abacate.

As plantas são muito úteis para nossas vidas, servem de alimentos para o homem e outros animais, como as raízes (mandioca, batata doce, inhame), os caules (cana-de-açúcar e o palmito), as folhas (consumidas em forma de saladas ou medicamentos), as flores (brócolis e couve-flor), os frutos (banana, maçã, uva, mamão, abacaxi, etc.) e as sementes (feijão, ervilha, amendoim, dentre outras).

Outras espécies são transformadas pela ação do homem, tornando-se objetos de uso frequente ou matéria-prima para fabricação de outros artefatos. É o caso da madeira, extraída das árvores, que é transformada em móveis, armários e outros objetos de decoração.

A reprodução das plantas é feita através do plantio das sementes ou da retirada de pequenas mudas, extraídas de plantas já crescidas. No processo de plantio, a semente deve ser plantada em terra fofa e receber água, ar, luz e calor em quantidades suficientes, que são seus nutrientes. Mas existem algumas espécies que são mais resistentes e sobrevivem em terra seca, como os cactos.

E disse Deus: Haja luz. E houve luz.Gn 1.3

Português

 

ADJETIVO

Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.

Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar uma qualidade, ela pode ser "encaixada diretamente" ao lado de um substantivo: homem bondoso, moça bondosa, pessoa bondosa.

Já com a palavra bondade, embora expresse uma qualidade, não acontece o mesmo; não faz sentido dizer: homem bondade, moça bondade, pessoa bondade. Bondade, portanto, não é adjetivo, mas substantivo, pois admite o artigo: a bondade.

Morfossintaxe do Adjetivo:

O adjetivo exerce sempre funções sintáticas relativas aos substantivos, atuando como adjunto adnominal ou como predicativo (do sujeito ou do objeto).

Classificação do Adjetivo

Explicativo: exprime qualidade própria do ser. Por exemplo: neve fria.
Restritivo: exprime qualidade que não é própria do ser. Por exemplo: fruta madura.

Formação do Adjetivo

Quanto formação, o adjetivo pode ser:

ADJETIVO SIMPLES

Formado por um só radical.

Por exemplo: brasileiro, escuro, magro, cômico.

ADJETIVO COMPOSTO

Formado por mais de um radical.

Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário.

ADJETIVO PRIMITIVO

É aquele que dá origem a outros adjetivos.

Por exemplo: belo, bom, feliz,  puro.

ADJETIVO DERIVADO

É aquele que deriva de substantivos ou verbos.

Por exemplo: belíssimo, bondoso, magrelo.

 

Atividades

Atividades com adjetivos

Aluno (a)-...............................................................................................................................................
Você já parou para pensar em suas características (adjetivos)? As pessoas possuem características físicas (que dizem respeito ao corpo) e emocionais (que dizem respeito ao jeito de ser).
1- Pense em suas características e escreva:

a- 3 características físicas:............................................... ...................................... .......................................

 


b- 3 características emocionais:........................................ ....................................... .....................................

2- Nessa história, você vai participar, fazendo os personagens serem do jeito que quiser.
Complete com adjetivos.

Era uma vez um príncipe......................................... que morava num palácio............................às margens de um .......................rio. Do outro lado deste rio, ficavam as terras de outro país. Lá morava uma ..................................princesa. O..................................amigo do príncipe era um dragão........................................que morava numa floresta.........................................que também ficava às margens de um rio. Todos os dias o príncipe se banhava nele, ele era um ................................nadador. E todos dias a princesa tomava banho de sol, na margem oposta, sem nunca se encontrarem porque as margens eram muito ........................................
2- Após completar a história acima com adjetivos, escreva um final para ela:
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3) Faça uma ilustração para sua história:

E disse Deus: Haja luz. E houve luz.Gn 1.3

História

Copie no caderno de caligrafia

Ditadura Militar no Brasil


Clique na imagem para ampliá-la.

No dia 1º de Abril de 1964 o Brasil mergulha em uma nova fase da sua história. Durante 21 anos o país viveu um regime de governo militar, que marcou a nação, seu povo e suas instituições. Foram duas décadas de confronto entre forças políticas e sociais. Neste conflito ambos os lados, governo e oposição, utilizaram todos os seus recursos: censura, terrorismo, tortura e guerrilha.Veja abaixo o regime militar e o período de redemocratização. Verá também alguns fatos que marcaram a ditadura: os movimentos de oposição e a repressão.

Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.
Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.
Era o fim do regime militar. Porém Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gn 1.2

Artes

 

Dê uma bela pintura usando o pontilhismo

 

 

NO princípio, criou Deus os céus e a terra.Gn 1.1

Mínimo Múltiplo Comum (m.m.c.)

   

1 – Calcule:

   

a)    mmc(2,3)

b)    mmc(3,5)

c)    mmc(2,3,5)

d)    mmc(3,4,5)

e)    mmc(2,4,5)

f)     mmc(3,5,6)

g)    mmc(5,8,9)

h)   mmc(12,15,18)

i)     mmc(12,20,24)

j)      mmc(20,40,50)