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03 abril 2015

TG PEDAGOGIA Questão l ORIENTADOR ESCOLAR Ramos de atuação do Orientador Escolar Escola é um ambiente o qual crianças e adolescentes podem ser inseridos em suas funções sociais políticas e pedagógicas tornando-se cidadãos cultos e educados ( SAWAYA, 2002, TORO 2010). Em contrapartida o que se vê nas escolas, são casos constantes de bullyng, sofridos por esses alunos que tem direitos assegurados pelo ECA, no entanto sendo desrespeitados. É papel do Orientador Escolar, conhecer a escola através do seu convívio para detectar casos relacionados ao bullyng, e ser um transformador da realidade dessa escola e assegurar os direitos reservados a educação e formação social. Quanto a relação família escola, cabe ao orientador conhecer o convívio familiar desse aluno, tendo apoio dos pais para diagnosticar de maneira rápida e precisa para juntos trabalharem com ações preventivas e ações de reabilitação participando em conjunto com a família levar a mudança comportamental do indivíduo em relação a escola. No contexto Relação Escola- Comunidade é ação possível do orientador escolar intervir no combate ao bullyng à partir de um investimento feito, na formação de educadores para se aproximarem da comunidade e edificar uma barreira contra o bullyng. A parceria da escola e comunidade é importante junto ao combate de ações de violência, podendo trabalhar com a comunidade projetos voltados aos valores, através de programas sociais de combate à droga e à violência, acompanhar o aluno com dificuldade de aprendizagem. A aproximação da escola com a comunidade irá gerar uma ponte e não muros. O papel do orientador escolar- Orientação à saúde- problemas ocasionados pelo bullyng são considerados problemas de saúde pública, que vão desde dores de cabeça, vômitos, até a depressão e a tentativa de suicídio, o orientador buscará junto com educadores uma forma de combater, assegurar e identificar os agressores dentro desse âmbito e garantir à vítima uma vida saudável encaminhando a mesma à um tratamento psicológico ou até mesmo um acompanhamento psicopedagógico que venha lhe garantir a saúde, que é um dos seus direitos. Relações Humanas o orientador poderá atuar contra o bullyng através de promoções de debates contra as várias formas de violência, respeito mútuo, afetividade tendo como foco trabalhar de maneira multiforme trazendo assim melhoria nas relações e convívio escolar. Durante o momento de lazer, o orientador poderá aproveitar dessa sociabilização para conscientizar os alunos sobre o combate ao bullyng e que através do lazer eles podem contribuir para eliminá-lo. O orientador poderá fazer o acompanhamento pós escolar desse aluno, reforçando e atuando para que o aluno tenha em mente o seu potencial de avançar cada vez mais e colocando em prática o que aprendeu e assim conviver em um ambiente sem bullyng, o mal do século. Atividade II Supervisão Escolar Partindo do contexto lido a justificativa por meio dos seus registros que esses alunos não vão conseguir avançar, pois são de família muito pobre e não possuem capital cultural necessário para aprender os conteúdos escolares, cabe ao supervisor focar na pedagogia da educação e fazer um acompanhamento junto à essa professora. Olhando pela visão de Bordieu, os alunos que possuem capital cultural necessária para o aprendizado, tem maiores chances, pois já convivem onde há um espaço de conhecimento, onde possuem fontes de pesquisas como livros, enciclopédias, e adquirem com os pais o gosto pelo aprendizado, esses alunos convivem num ambiente de conhecimento, fazendo uma ponte entre a família e a escola. Em contrapartida um dos grandes desafios dos profissionais da educação é fazer do ambiente escolar um recinto favorecedor da aprendizagem, uma aprendizagem significativa, cabe ao supervisor escolar elaborar metas junto à essa professora para cumprir o compromisso da educação básica e da cidadania para a construção do conhecimento, buscando meios que facilitam e que estão ao alcance desse aluno e de sua realidade, possibilitando-lhes, a construção de significados e a necessária aprendizagem de ação social, histórica e escolar. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB4QFjAA&url=http%3A%2F%2Felizabethinha.blogspot.com%2F&ei=xIsJVa6SNpO1sQT794GwCw&usg=AFQjCNE59h5uyV812P07CYfUdqFamgu-0A&bvm=bv.88198703,d.cWc Acesso em 12/03/2015. educarparacrescer.abril.com.br/gestão escolar www.mundojovem/artigo bullyng/quando a escola não é um paraiso www.projetospedagogicosdinamicas.com/bullyng Acesso em 03/04/2015 16:00