Páginas

Total de visualizações de página

Oportunidade Imperdível!

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

04 agosto 2011

Dê a seu filho perspectiva sobre eternidade!


O que é necessário fazer para que seu filho veja em você um exemplo de vida? Afinal, é responsabilidade dos pais transmitirem essa dimensão importante da vida. A responsabilidade está em você!
Seu filho não vai se agarrar em algo que você não tenha. Na verdade, se o seu exemplo de vida foi fraco, ele pode imunizar o seu filho contra descobertas pessoais que seriam importantes durante a jornada.
Os pais que conseguem dar um bom exemplo de vida a seus filhos, o qual esteja além das necessidades e vontades imediatas da criança geralmente são ativos em outras áreas importantes. Que tal fazermos um levantamento pessoal e depois ver algumas sugestões práticas!
1- A minha própria vida é um bom exemplo a ser seguido? Em questões de caráter, sou um exemplo? (questões de caráter: pontualidade, diligência, perseverança, verdade, integridade, humildade, imparcialidade, justiça...) I Co. 11:1; Tito 2:7-8
2- O modo como disciplino meu filho cria nele um respeito equilibrado pela autoridade que o ajudará a submeter-se voluntariamente a uma autoridade maior? (você encontra neste blog em Artigos uma clara exposição sobre Disciplina) Hb 12:11
3- Dedico tempo para conversar com o meu filho sobre os problemas dele, as características positivas de personalidade que ele está adquirindo os acontecimentos do mundo que o preocupam ou perguntas sobre a vida?
4- Tenho naturalmente entusiasmo na leitura da Bíblia, na oração e no serviço ao Senhor? Ou na verdade é só apenas um habito adquirido ou escolhido? I Co. 9:27
Estudos psicológicos indicam que aproximadamente 85% do caráter do seu filho é formado até o 6 anos de idade. Portanto a sua maior oportunidade de ter sucesso é dar a ele os 4 “As” (aceitação, afeição, aprovação e auto-realização) já no inicio de sua vida que são os primeiros e crucias anos da vida. Com relação aos 15% restante, você pode fazer o seguinte:
1- Faça um diário sobre o seu filho. Fiquem atentos às necessidades especificas dele. Demonstre que se preocupa com ele. Fale com ele sobre preocupações futuras como vocação profissional, casamento e filhos.
2- Programe-se para ter tempo individual com cada e filho e seu cônjuge. Invista no tempo de qualidade tanto individualmente como com toda a família.
3- Crie em sua casa um clima propício para risada, aventura, surpresas, preocupação mútua, boa música e livros e bons amigos. Propicie um ambiente agradável para se viver. Uma boa maneira para descobrir se o ambiente de sua casa é saudável é ver se os filhos de amigos e vizinhos costumam se reunir aí!
4- Envolva sua família em reuniões para compartilhar a palavra e orar por necessidades familiares, de outras pessoas e pessoas ate que eles não conhecem, como missionários e povos que ainda não conhecem a Jesus. Estimule-o a contribuir para suprir as necessidades de outras pessoas.Prov. 22:6; Deut. 6:7
5- Incentive seu filho a participar das atividades na igreja e caso ele tenha atividades bíblicas para fazer em casa ofereça sua ajuda!
6- Leve a sério o questionamento de seu filho sobre assuntos espirituais. Não dê risada se ele quiser saber se os mosquitos vão para o céu. Aproveite a oportunidade para falar com ele sobre fé. Esta é uma ótima oportunidade para vocês estudarem a Bíblia juntos.
7- Aproveite datas especiais, como Páscoa, Natal e Aniversário para compartilhar do amor de Deus e agradecê-lO.
8- Estude com seus filhos sobre as necessidades do mundo. Utilize cartazes e mapas para mostrar visualmente.
Na adolescência, seu filho precisa começar a pensar e agir independentemente de você. Ele irá começar a questionar coisas que anteriormente aceitava sem problemas. Oriente-o para ler livros que possam dar boas respostas para as suas perguntas e que conversem com pessoas que tenham bom canal de comunicação com os jovens. Esteja aberto sempre para boas conversas e, mais do que nunca, pratique o que você prega.
Trecho tirado do livro: 40 Princípios na Formação da Criança e adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copie. Compartilhe e comente!