A educação é o único investimento com retorno garantido! Pedagoga pela Universidade Paulista UNIP Grandes trabalhos não são realizados com força, mas, perseverança". (Samuel Johnson)
30 abril 2013
Como ensinar seus filhos se comportarem na Igreja
Como ensinar seu filho a se comportar na Igreja
Há muito o que se falar sobre o universo infantil e o plano diabólico para a destruição da fé nas crianças. Elas são o futuro da igreja e por causa disso a atenção e cuidados devem ser feitos sem medir esforços para mantê-las no caminho certo.
Não deixe de levar seu filho para a igreja, ensine-lhe a Palavra de Deus. Ore, jejue para que ele cresça nos caminhos do Senhor e seja uma bênção (Deuteronômio 6.7; Provérbios 22.6; Provérbios 23.13-14).
Converse com seu filho sobre a santidade de Deus e mostre-lhe que por isso devemos ir a sua presença reverentemente (1ª Pedro 1.16).
Ensine-lhe textos bíblicos que falem sobre a reverência (Eclesiastes 5.1; Habacuque 2.20; Êxodo 3.5; Josué 5.15; Levíticos 19.30; Salmo 89.7; Salmo 69.9; Salmo 100; Salmo 116.19; Isaias 56.7; Levíticos 26.2; João 2.16; Zacarias 2.13; entre outros).
Ao sair de casa para a igreja faça-lhe recomendações e lembretes quanto ao comportamento na casa de Deus. Ensine-o a respeitar o pastor, evangelista e os obreiros (Hebreus 13.17; 1ª Coríntios 16.16).
Alimente-o bem antes de sair, para não ser preciso comer na igreja. Não permita que ele leve balas, chicletes, doces e salgados ao templo. No caso de bebês, com horários fixos para amamentação, leve-o para a escolinha e ali sinta-se à vontade para alimentá-lo e até mesmo trocar fraldas, se for necessário.
Antes de iniciar a reunião, dê-lhe água para que não fique transitando no decorrer do culto, pois tira a atenção das demais pessoas.
Enquanto pequenas, as crianças não conseguem concentrar sua atenção por longo tempo e logo procuram alguma distração que por vezes atrapalha, tirando a concentração não só dos pais como das demais pessoas ao redor, por isso é fundamental que você leve seu filho para e “escolinha”, pois ele será ministrado na Palavra de Deus de uma maneira voltada para sua idade e tanto ele como você serão abençoados.
Não leve para a igreja brinquedos em geral. A criança precisa aprender que ali não é lugar de brincadeiras e sim de buscar a Deus. Caso seu filho não queira ficar na escolinha, tenha-o sempre ao lado, não o deixe sentar-se longe de você a não ser quando já souber comportar-se bem.
Ao pastor, evangelista e obreiro cabe dar o maior exemplo (1ª Timóteo 3.4-5).
Tome cuidado para que seu filho zele pelo patrimônio da igreja, não deixe riscar bancos, sujar paredes, jogar papéis no chão, desperdiçar copos, mexer nos instrumentos musicais e aparelhos de som, bem como subir no altar (Levíticos 22.3; Números 1.50).
Os filhos dos cristãos têm que crescer diferentes das crianças dos filhos dos pais do mundo porque eles são santos (separados). Os pais cristãos não podem se conformar e deixar as coisas acontecerem por si mesmas, com a filosofia “quando eles ficarem adultos terão consciência e irão mudar”.
Muitos pais não costumam dizer “não” aos filhos, eles pensam que fazer isso é privação de liberdade. Deus delegou autoridade espiritual dos pais sobre os filhos para os orientarem no caminho do Senhor.
Fonte: Primeira Apostila de Pais e Filhos
Sou serva do Deus altissimo, sou professora,mãe, avó amiga e companheira!
Não digo "uma sonhadora", mas sim uma mulher de visão. Não sou o tipo de pessoa que se satisfaz com a superficialidade em que muitos vivem e se conformam. Gosto de me aprofundar em tudo aquilo que chama a minha atenção. Só assim terei condições de criar uma opinião e defende-la. É necessário sair da inércia e todo o tipo de vício e prisão que nos atrofia. É necessário sermos livres. Livres para voar. E eu quero voar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que bênção irmã!
ResponderExcluirAMEI!
Amém!
ExcluirTexto de grande valia para todos nós!
ResponderExcluir