A importância da leitura na educação infantil é
muito grande, pois ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na
organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso, desenvolver o
hábito da leitura desde a infância é fundamental, e a influência de pais e
educadores nesse estágio é imprescindível, entenda o porquê.
A leitura é uma das formas de que dispomos para a interação
com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo.
Por isso, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu
primeiro ano de vida.
Não apenas em casa, mas também na escola, principalmente na
alfabetização infantil a literatura desperta diferentes habilidades nas
crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a
descoberta do mundo imaginário.
A educação deve resgatar o repertório que toda história
infantil oferece para apresentar às crianças as diferenças entre as
culturas e os indivíduos, para ensiná-las a lidar com as questões de forma
ética e para ajudá-las a lidar com as emoções durante seu desenvolvimento.
Leitura na educação infantil: crie uma rotina de leitura
A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia
das crianças, não deve ser algo imposto. Para isso, leve em consideração o
tempo de atenção que a criança dedica à leitura e respeite este limite. Observe
quais assuntos chamam mais a atenção, permita que a criança leia com você ou
para você, faça perguntas sobre o enredo e estimule conversas em torno da
história lida. Faça do momento de leitura um momento prazeroso para os
pequenos.
Leitura na educação infantil: conheça os estágios da
criança leitora
Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem
outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se
encontra: seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento
sobre os mecanismos de leitura. Tudo isso dirá se a criança se encaixa nas
fases de pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente ou
leitor crítico.
A faixa etária ainda é o principal filtro para selecionar os
livros mais adequados para as crianças, mas cada uma se desenvolve de uma
maneira. Adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa
ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura.
De dez meses a dois anos: o ideal é que as histórias sejam
rápidas e curtas, com gravuras simples e atrativas. Há livros feitos de pano,
plástico e que vêm com fantoches, que são ideais para despertar a curiosidade
dos mais novos.
De dois a três anos: Os livros infantis devem conter
histórias rápidas, com texto simples e poucos personagens. Além disso, é
importante que o enredo possa ser contextualizado com a rotina da criança.
Poderão ser oferecidos livros com fantoches, livros musicais e livros de
histórias, que contribuem para aumentar o repertório de palavras conhecidas
pela criança e ajudam a formar algumas noções básicas.
De três a seis anos: os livros devem conter histórias que
proponham vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar e devem
apresentar várias imagens. Livros de dobradura e o uso de fantasias pelo
contador da história são indicados para envolver ainda mais as crianças com a
história contada.
A importância da leitura na educação infantil é
imprescindível para a formação de bons leitores e de cidadãos ais conscientes
e críticos, por isso, o incentivo dos pais e da escola é fundamental.
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