Total de visualizações de página

Oportunidade mperdível!

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

13 janeiro 2014

Inicio das aulas

As aulas estão voltando e eu estou postando modelos de crachás. Na alfabetização e séries iniciais é muito importante nas primeiras aula trabalhar o nome de cada um, além dos crachás darei algumas ideias para este momento. * Cantar a música "Boa tarde, boa tarde, boa tarde" * Escrever os nomes no quadro e cada criança que for chegando apaga o seu nome. * Colocar todos os crachás na mesa ou pendurados para cada um pegar o seu. * Fazer uma apresentação Espero que aproveitem as ideias. bjs.

Atividades de volta as aulas!

Planejamento "Volta as aulas!"

PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM I - PERÍODO PREPARATÓRIO OBJETIVO Desenvolver coordenação motora fina. Discriminação esquerda direita. Organizar espacialmente os traçados no papel. Desenvolver coordenação viso-motor. CONTEÚDO Exercícios para desenvolver: Esquema corporal; Esquema espacial; Orientação temporal; Coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina); Percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto); Lateralidade. Desenvolver campo lingüístico. ESTRATÉGIA Exercícios gráficos em folhas. Jogos. Brincadeiras. Músicas. Histórias. Atividades com sucata. Cartazes. Atividades em caderno pedagógico. AVALIAÇÃO Avaliação contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à: participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades, coordenação viso-motor, execução correta dos movimentos da esquerda para a direita. II – ALFABETIZAÇÃO 1)- VOGAIS OBJETIVOS Identificar, ler e escrever as vogais. Discriminar os sons oral e nasal. Discriminar sons aberto e fechado. Completar palavras de acordo com as figuras. Traçar vogais corretamente. Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas. CONTEÚDO Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas, minúsculas, de imprensa e cursivas. Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental. ESTRATÉGIA Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas. Execução de exercícios gráficos. Cartazes. Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa). Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem). Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva. AVALIAÇÃO Avaliação diária. Através de exercícios orais e escritos o professor deve verificar se o aluno: traça corretamente as vogais, discrimina visualmente e auditivamente a vogal em estudo, lendo e escrevendo. Avaliar o aluno através da participação, atenção e execução das atividades. 2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS OBJETIVO Identificar encontros vocálicos e vogais nasaladas. Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos. Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e escrever. CONTEÚDO Encontros vocálicos em letras maiúsculas, minúsculas de imprensa e cursivas. Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe. Desenvolver campo lingüístico e vocabulário. ESTRATÉGIA Apresentação dos encontros vocálicos e das vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas. Transcrição, cópias, ditados e exercícios. Leitura, recorte e colagem. AVALIAÇÃO Avaliação contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar se o aluno: traça, transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os encontros vocálicos e a vogais nasaladas. 3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS OBJETIVO Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente. Automatizar o processo de formação. Empregar corretamente o uso das famílias. Treinar a escrita. Executar os exercícios corretamente. CONTEÚDO Palavras-chave, famílias silábicas. Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos. Ortografia. ESTRATÉGIA Apresentação das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras. Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc. AVALIAÇÃO Avaliação será contínua através de: cópias, treino ortográfico, e exercícios gráficos com correções. Verificação: se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas. Avaliação diária através da atenção, interesse e participação da criança. MATEMÁTICA OBJETIVO Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas. Identificar figuras geométricas. Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração). Desenvolver raciocínio lógico-matemático. Ampliar os conceitos matemáticos. Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão. CONTEÚDO Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc. Conjuntos (unitário, vazio). Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica. ESTRATÉGIA Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc. AVALIAÇÃO Avaliação continua e diária para que o aluno desenvolva: interesse, atenção, raciocínio lógico-matemático e assimilação dos conteúdos. Avaliar o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e correções. ARTES PLÁSTICAS OBJETIVO Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações. Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando. Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia. CONTEÚDO Desenho. Pintura. Impressão. Recorte. Alinhavo. Tapeçaria. Colagem. Modelagem. Dobradura. Montagem. Construção. ESTRATÉGIA Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores. Revista, jornal e sucata. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc. AVALIAÇÃO Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação. CIÊNCIAS OBJETIVO Identificar as diversas partes do corpo e suas funções. Formar bons hábitos de higiene e saúde. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas. Identificar, distinguir e caracterizar os animais. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida. Explorar o ambiente em que vive. CONTEÚDO As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido. Alimento/Culinária. Plantas/Horticultura. Animais. ESTRATÉGIA Explorar o meio em que estamos. Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas. Pinturas colagens, recortes. Horta. Passeios, excursões. Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras). Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas. Alimentos (frutas, verduras, legumes). AVALIAÇÃO Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc. INTEGRAÇÃO SOCIAL OBJETIVO Adaptar a criança à escola e à vida social. Promover condições de um convívio agradável. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação. Adquirir habilidades sociais. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho. CONTEÚDO Eu/Família. Casa/Comunidade. Escola. Meios de Transporte/Meios de Comunicação. Datas Comemorativas: (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros. ESTRATÉGIA Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios. AVALIAÇÃO Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade. INGLÊS OBJETIVO Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês). Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas. CONTEÚDO Cores. Números. Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc. Músicas. ESTRATÉGIA Vídeo. Cartazes. Desenhos. Atividades gráficas. Pintura, colagem e recorte. AVALIAÇÃO Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão. Pronúncia e o interesse. OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. Permitir que a criança seja independente. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. Levar a criança a brincar com os outros do grupo. Fazer com que a criança não fixe em um único colega. Manté-la ocupada. Levar a criança a participar das atividades de grupo.