A educação é o único investimento com retorno garantido! Pedagoga pela Universidade Paulista UNIP Grandes trabalhos não são realizados com força, mas, perseverança". (Samuel Johnson)
13 janeiro 2014
Planejamento "Volta as aulas!"
Que tal um planejamento de aulas prontinho?
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
I - PERÍODO PREPARATÓRIO
OBJETIVO
Desenvolver coordenação motora fina.
Discriminação esquerda direita.
Organizar espacialmente os traçados no papel.
Desenvolver coordenação viso-motor.
CONTEÚDO
Exercícios para desenvolver:
Esquema corporal;
Esquema espacial;
Orientação temporal;
Coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);
Percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto);
Lateralidade.
Desenvolver campo lingüístico.
ESTRATÉGIA
Exercícios gráficos em folhas.
Jogos.
Brincadeiras.
Músicas.
Histórias.
Atividades com sucata.
Cartazes.
Atividades em caderno pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à: participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades, coordenação viso-motor, execução correta dos movimentos da esquerda para a direita.
II – ALFABETIZAÇÃO
1)- VOGAIS
OBJETIVOS
Identificar, ler e escrever as vogais.
Discriminar os sons oral e nasal.
Discriminar sons aberto e fechado.
Completar palavras de acordo com as figuras.
Traçar vogais corretamente.
Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas.
CONTEÚDO
Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas, minúsculas, de imprensa e cursivas.
Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental.
ESTRATÉGIA
Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
Execução de exercícios gráficos.
Cartazes.
Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).
Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem).
Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva.
AVALIAÇÃO
Avaliação diária. Através de exercícios orais e escritos o professor deve verificar se o aluno: traça corretamente as vogais, discrimina visualmente e auditivamente a vogal em estudo, lendo e escrevendo.
Avaliar o aluno através da participação, atenção e execução das atividades.
2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS
OBJETIVO
Identificar encontros vocálicos e vogais nasaladas.
Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos.
Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e escrever.
CONTEÚDO
Encontros vocálicos em letras maiúsculas, minúsculas de imprensa e cursivas.
Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe.
Desenvolver campo lingüístico e vocabulário.
ESTRATÉGIA
Apresentação dos encontros vocálicos e das vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas.
Transcrição, cópias, ditados e exercícios.
Leitura, recorte e colagem.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar se o aluno: traça, transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os encontros vocálicos e a vogais nasaladas.
3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS
OBJETIVO
Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.
Automatizar o processo de formação.
Empregar corretamente o uso das famílias.
Treinar a escrita.
Executar os exercícios corretamente.
CONTEÚDO
Palavras-chave, famílias silábicas.
Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos.
Ortografia.
ESTRATÉGIA
Apresentação das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras.
Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua através de: cópias, treino ortográfico, e exercícios gráficos com correções.
Verificação: se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas.
Avaliação diária através da atenção, interesse e participação da criança.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
Identificar figuras geométricas.
Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
Ampliar os conceitos matemáticos.
Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
Conjuntos (unitário, vazio).
Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
ESTRATÉGIA
Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação continua e diária para que o aluno desenvolva: interesse, atenção, raciocínio lógico-matemático e assimilação dos conteúdos.
Avaliar o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e correções.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
Desenho.
Pintura.
Impressão.
Recorte.
Alinhavo.
Tapeçaria.
Colagem.
Modelagem.
Dobradura.
Montagem.
Construção.
ESTRATÉGIA
Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
Revista, jornal e sucata.
Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
Formar bons hábitos de higiene e saúde.
Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
Alimento/Culinária.
Plantas/Horticultura.
Animais.
ESTRATÉGIA
Explorar o meio em que estamos.
Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
Pinturas colagens, recortes.
Horta.
Passeios, excursões.
Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
Alimentos (frutas, verduras, legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
Adaptar a criança à escola e à vida social.
Promover condições de um convívio agradável.
Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
Adquirir habilidades sociais.
Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
Eu/Família.
Casa/Comunidade.
Escola.
Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
Datas Comemorativas:
(Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
Cores.
Números.
Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
Músicas.
ESTRATÉGIA
Vídeo.
Cartazes.
Desenhos.
Atividades gráficas.
Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Manté-la ocupada.
Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Sou serva do Deus altissimo, sou professora,mãe, avó amiga e companheira!
Não digo "uma sonhadora", mas sim uma mulher de visão. Não sou o tipo de pessoa que se satisfaz com a superficialidade em que muitos vivem e se conformam. Gosto de me aprofundar em tudo aquilo que chama a minha atenção. Só assim terei condições de criar uma opinião e defende-la. É necessário sair da inércia e todo o tipo de vício e prisão que nos atrofia. É necessário sermos livres. Livres para voar. E eu quero voar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Copie. Compartilhe e comente!